Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Ministério da Saúde atende a pedido da prefeita e anuncia estudo para aumentar leitos no Santa Lydia


Ribeirão Preto, 04 de Junho de 2011
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que pretende investir no aumento de 60 para 120 o número de leitos até o final do ano 
 
Fotos: Tiago Morgan
O ministro Alexandre Padilha disse valorizar o trabalho em pró da Saúde feito no munícipio em um momento em que aumenta a população idosa o índice de obesidade e os acidentes de trânsito com vítimas
 

O Ministério da Saúde irá realizar um estudo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, para a ampliação de 60 para 120 no número de leitos do Hospital Fundação Santa Lydia até o final deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após ter recebido formalmente um pedido de apoio da prefeita Dárcy Vera, durante sua visita ao hospital neste sábado, dia 4.
A prefeita contou que pediu a doação do hospital à família Ribeiro Pinto, em um momento de desespero, quando chegava a implorar vaga de internação para os pacientes da rede. “Se a gente construísse um novo hospital, levaríamos uns dez anos. Para equipá-lo, teríamos que gastar R$ 50 ou até R$ 60 milhões. É por isso que eu digo que este hospital [o Santa Lydia] precisa acontecer”, disse a prefeita.
Ela contou que hoje para a ampliação no número de leitos, seria necessário investimento em camas, macas e suportes de soro, dentre outras coisas.
 

A prefeita Dárcy Vera agradeceu os investimentos do Governo Federal na Saúde de Ribeirão Preto, como na UPA da treze de maio e aproveitou para pedir ajuda financeira para aumentar o número de leitos do hospital Santa Lydia
 

O ministro disse entender que a ampliação de leitos no hospital traria alívio para os pronto-socorros não só de Ribeirão Preto, como de toda a região. Ele afirma ainda que irá estudar o perfil dos leitos a serem criados.
Temos interesse primeiramente em termos leitos clínicos para dar retaguarda aos atendimentos de urgência e emergência. E o nosso segundo interesse está em leitos para internação de curta duração para dependentes de álcool e drogas”, disse o ministro, que recebeu da prefeita um levantamento feito sobre todos os equipamentos que precisam ser adquiridos para a ampliação do hospital.
Até recentemente havia uma concepção de que Ribeirão não precisava ter um hospital municipal. Eu sempre achei isso estranho. Não dava para entender o motivo de uma cidade com uma população deste porte [604.682 habitantes, segundo o IBGE] não ter nenhum hospital próprio sequer”, disse o secretário Stenio Miranda. 
 

Secretário da Saúde Stenio Miranda disse que a prefeita Dárcy Vera faz história ao conseguir um hospital para a cidade e relembrou o fato da prefeita ter criado o cargo de médico de saúde da família
 

Novos atendimentos – Além do aumento no número de leitos até o final do ano, o hospital Fundação Santa Lydia também centralizará novos tipos de atendimento.
De acordo com a prefeita Dárcy Vera, a partir de segunda-feira, será iniciado o processo de implantação de um Instituto Especializado em Ortopedia, que centralizará todos os procedimentos ortopédicos da cidade, como a colocação de gesso por exemplo, reduzindo o volume de pacientes nas Unidades Básicas Distritais de Saúde da cidade.
O hospital também receberá a visita de uma equipe da ACCD (Associação de Assistência da Criança Deficiente), com o intuito de verificar se há condições para que seja implantado um centro da entidade em Ribeirão.
De acordo com a prefeita, o centro seria uma espécie de braço da ACCD e pouparia muitas famílias de Ribeirão de terem que se deslocar até São Paulo para conseguirem atendimento para seus filhos. 
 

Prefeitos de toda região prestigiaram a vinda do ministro da Saúde Alexandre Padilha
 

 
A prefeita Dárcy Vera, o secretário da Saúde Stenio Miranda e o diretor do Santa Lydia Ariclenes Garcia mostraram todas as instalações para o ministro Alexandre Padilha
 

 
 

 
 

 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário